sábado, 9 de setembro de 2017

Opções ...

1 Samuel 8

1. Ora, havendo Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel. 
2. O seu filho primogênito chamava-se Joel, e o segundo Abias; e julgavam em Berseba. 
3. Seus filhos, porém, não andaram nos caminhos dele, mas desviaram-se após o lucro e, recebendo peitas, perverteram a justiça. 
4. Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram ter com Samuel, em Ramá, 
5. e lhe disseram: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam nos teus caminhos. Constitui-nos, pois, agora um rei para nos julgar, como o têm todas as nações. - Bíblia JFA Offline

Nessa semana, esse texto tem falado muito ao meu coração ... Na verdade, tem trazido um grande peso, uma grande responsabilidade do meu papel como mãe, papel este que pode até ser adaptado com as idades dos filhos, mas que nunca acaba!

Samuel foi o substituto de Eli porque este não soube educar seus filhos  (I Sm 2 e 3). Neste trecho da palavra, vemos Samuel caindo no mesmo erro: filhos corruptos que perverteram a justiça de Deus. Que triste!

Mas, mais triste ainda, são as consequências: os filhos "desviados" de Samuel levaram o povo a se revoltar com aquela forma de governo corrupto e desejar um rei. Um desvio no chamado da educação dos filhos, levou todo um reino a se afastar do plano perfeito de Deus!!!! Samuel tinha um reino para cuidar, mas assim como Eli, não poderia ter descuidado dos filhos!!!!!! E nós também não podemos!

No nosso dia a dia, temos muitas tarefas a fazer, em especial as mulheres que cumprem jornada dupla. Trabalho, estudo, ministérios, limpeza, familia (sem contar o tempo gasto nas distrações, como as redes sociais!) ... os dias passam, as horas correm e os anos voam.

No entanto, indiferente a todas essas tarefas que fazemos, nosso chamado primeiro deve continuar  sendo nossa família! Quando um filho esta doente, a mãe sofre junto: ora, cuida, vigia, passa noite acordada, se necessario. Porem temos que ter esse mesmo vigor para as necessidades espirituais dos nossos filhos. Nosso foco tem que ser o coração dos nossos filhos!!!!

Samuel quando foi ungir Davi rei de Israel, achou que o escolhido era Eliabe, mas o Senhor logo respondeu que Ele não considerava sua aparência ou altura (poderíamos incluir, sucesso!?!?), Ele via o coração. Assim deve ser o alvo da nossa luta: buscar enxergar e alcançar o coração dos nossos para que esses sejam encontrados justificados diante do Pai!!!!! Precisamos, orar, cuidar, vigiar e se necessario passar noites acordadas para que tenhamos filhos no caminho de Deus.

Somos responsáveis pelas opções que fazemos nas nossas vidas! Na verdade somos responsáveis por nós mesmos, por nossos filhos e por toda uma geração que virá!

Fiquem firmes!
Vamos plantar filhos tementes a Deus!

"Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe. Porque serão diadema de graça para a tua cabeça e colares, para o teu pescoço" 
(Provérbios 1:8-9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário