domingo, 28 de junho de 2020

Eva caiu ... e eu?

sin-apple-snake1 - Jody Ray
Hoje foi dia de ler Genesis 3 ... a queda! Que triste né??? Tinham tudo ... mas queriam a única coisa que foram orientados a não pegar. Trocaram a presença do Pai por um fruta ... um prazer momentaneo ... uma promessa de serem "donos da verdade e do conhecimento". E então fiquei pensando ... ah! se fosse eu, faria tudo diferente! Mas ... será que faria??? Será que tenho feito diferente?

Na Biblia NVI Gn 3:6 nos diz: Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.


Muitas vezes, mesmo na nossa caminhada com Cristo,  temos nos rendido à situações que são agradáveis ao paladar (ou "prazer dos sentidos"), são atraentes aos olhos ou oferecem padrões desejados. Talvez nada tão "grandioso" como essa desobediencia de Eva, mas se pudéssemos fazer um paralelo, é como se diséssemos NÃO à fruta oferecida à Eva, mas aceitácessmos pequenas uvas oferecidas no nosso dia a dia. Norlamente usamos justificativas totalmente plausíveis para comer as uvas, mas que quase sempre começam com : "Deus sabe ... " ou então "Eu mereço ...": Deus sabe que eu estou cansada demais para ler a Biblia hoje ... Deus sabe que é dificil perdoar ... Deus sabe que eu preciso de um companheiro ... Eu mereço um emprego melhor ... Eu mereço ser feliz com outra pessoa ... Eu mereço um outro plano para minha vida!

Realmente Deus sabe tudo isso e talvez você realmente merecesse muitas coisas. Mas será que como Eva, não estamos buscando justificativas para mantermos o que é agradável ao nosso paladar, atraente aos nossos olhos ou que é um padrão socialmente aceito? Dificilmente alguém quer cair em uma armadilha de propósito ... mas isso é o que aconteceu com Eva ... isso é o que acontece conosco quando agimos como Eva. A uva pode ser pequena, mas o princípio é o mesmo: DESOBEDIÊNCIA e consequentemente, a saída do Eden, que era o símbolo de tudo de bom que Deus tinha para eles, inclusive sua própria presença.

Vou colcocar algumas perguntas que usei para verificar se tenho aceito uvas na minha vida:

1) Tenho tempo para responder mensagens de whatsapp e postagens de instagram (ou cuidar da casa e dos filhos, ou ainda trabalhar o dia todo)  mas não tenho tido tempo de ler a bíblia? 
2) Consigo fazer jejum para um exame médico ou cirurgia (ou ainda, as vezes até perco a hora do almoço de tão corrido que foi o dia) mas não consigo jejuar com propósitos espirituais?
3) Me organizo para trabalhar no ministério da igreja ou em encontros sociais, mas não consigo organizar meu tempo de discipulado com os filhos?
4) Constanemente tomo decisões quando "sinto no coração", ainda que a bíblia fale que o coração é enganoso?
5) Queria perdoar ... mas não consigo ou então tenho certeza que a pessoa não merece?
6) Deus já falou comigo a respeito de algum assunto, mas a minha opinião ainda é diferente da Dele?
7) Ajudo muitas pessoas e até na igreja, mas não consigo ser uma boa influência na vida do meu marido, filhos ou familiares?

Poderia continuar com uma lista infindável  ... mas se você respondeu SIM a alguma dessas já é o suficiente: CUIDADO ... você tem sido uma Eva que come uvas e assim como ela, está ouvindo a voz da serpente! Mude enquanto é tempo ... não espere o tempo passar e ser tarde demais para consertar os relacionamentos aqui e também com o Pai. Confronte os seus desejos ... confronte os seus prazeres e justificativas ... confronte as aparencias que você quer satisfazer, para que você nunca tenha que sair do Eden. 

O Espírito Santo sempre está pronto a nos ajudar ... principalmente se você já saiu do Eden e não tem mais sentido a presença do Pai. Não importa o motivo ... Ele te quer de volta! Ele quer ser o único dono do seu olhar, do seu desejo e a Ele que nossa aparencia e entendimento deve agradar!

Fiquem firmes!
Vamos plantar um "Eden" na nossa vida!




Nenhum comentário:

Postar um comentário