sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Rápido e Direto (semana 1) - Gigantes

     Vou começar (e tentar continuar, kkk) a escrever os devocionais que tenho feito na escola que trabalho. Por ser uma escola confessional, na primeira aula do dia temos 15minutos a mais que nas demais para fazer um devocional com os alunos. Devido a restrição de tempo e consequentemente da palavra (que sempre termina em oração com alguns pedidos) resolvi chamar esses textos de "rápidos e diretos" =D

    Para a primeira semana de aula resolvi falar sobre Davi e Golias. Nessa história, conhecida pela maioria dos alunos, e escrita em 1 Samuel 17, Davi, um jovem (com cerca de 20 anos), enfrenta Golias que além de ser um guerreiro desde a mocidade tinha cerca de 3m de altura e por isso era considerado um gigante.

"Davi Agradecendo a Deus Depois da Morte de Golias" 
pintura de Charles Errard, o Jovem (século 18)

    De tudo que poderia ter falado escolhi falar sobre o versículo 1 Sm 17:45: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou."

Aplicação: 

    Saul tinha um exército que tinha lutado várias guerras, assim como Golias e o exército filisteu. No entanto, Davi vence ele com a força de uma pedra que contrariando as leis da física, ainda que tendo acertada a testa de Golias, o faz cair para frente.

    Hoje em dia não temos gigantes reais para confrontar mas temos outros gigantes na nossa vida: educar filhos, pagar boleto, passar no vestibular, arrumar alguém para casar, a perda de alguém querido, doenças que pelos médicos não tem cura, desemprego e outros. Para alguns desses "gigantes" temos espada, lança e dardo, ou seja, remédios, terapias, estudos e outros. No entanto para outras, precisamos lutar em nome do Senhor.

    Um formato de guerra, não desqualifica a outra, no entanto, o nome do Senhor não é restrito pela temporalidade, não respeita dimensão física e nem se limita por decretos humanos. Além do que, existem gigantes para os quais ainda não foram desenvolvidas armas: a perda de alguém, uma doença incurável, brigas na família. 

    Busque lutar com o Senhor!!! Lembre-se que "não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." Ef 6:12. E ainda que  seja uma guerra invísivel, ela é real e com a Jesus a vitória também será!

Nenhum comentário:

Postar um comentário